BÊNÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS

segunda-feira, 30 de março de 2015
Concatedral sedia Missa com Bênção dos Santos Óleos

Na terça-feira, 31 de março, às 19h, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, será celebrada Missa com Bênção dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Serão abençoados os Óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Será presidida por Dom José Antonio Peruzzo (Arcebispo de Curitiba), concelebrada pelos padres diocesanos, religiosos e diáconos. As atividades iniciarão ao meio dia, na Casa de Formação Divino Mestre, com almoço e tarde de espiritualidade para o clero.
Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo do Crisma
Feito de mistura de óleo e bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Enfermos
Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento da pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.

Fonte: www.curiadiocesana.com.br