PASTORAIS E MOVIMENTOS
  Conselho de Pastoral
  Movimento Cursilhista
  Renovação Carismática
  Movimento Lareirista
  Apostolado da Oração
  Legião de Maria
  Grupos de Família
  Liturgia
  Capelinha
  Cantos
  Adolescentes e Jovens
  Catequese
  Pastoral Familiar
  Pastoral Vocacional
  Pastoral da Criança
  Pastoral Carcerária
  Pastoral do Dízimo
  Coroinhas
  Pastoral do Idoso
  MAC`s
  Rajov
DESEJO ATUAR EM UMA PASTORAL OU MOVIMENTO
BATIZADO / MATRIMÔNIO
Documentação necessária,
horários e demais dados.
Links Importantes
 
   

CANTOS

Sobre a Pastoral/Movimento
1. Justificativa

Encontramos Jesus Cristo de modo admirável na Sagrada Liturgia. Ao vivê-la, celebrando o Mistério Pascal, os(as) discípulos(as) de Cristo entram mais profundamente nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos(as) missionários(as)...Cf. DA, 250.

As expressões da piedade popular manifestam-se: nas festas pastorais, nas novenas, no rosário, na via-sacra, nas procissões, nas danças, e nos cantos do folclore religioso...Cf. DA. 254.

A música litúrgica expressa o Mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja (Guia Litúrgico CNBB).

2. Objetivos

Assessorar, incentivar e aperfeiçoar os cantores e intrumentistas com formação musical litúrgica nas, comunidades, paróquias e dioceses, tendo em vista uma formação musical para frutuosa participação nas Assembléias Litúgicas e nas celebrações dos sacramentos, levando em conta as diferenças cuturais de cada grupo.

Dar a conhecer a todos que o canto e a música, no contexto da ação litúrgica, não são realidades autônomas, mas funcionais, integradas: estão aí a serviço do Mistério da fé e da Assembleia Litúrgica.

3. Diretrizes

Promover a participação ativa, incentivando as aclamações do povo, as respostas, as salmodias, as antífonas e os cânticos, bem como as ações, os gestos e o porte do corpo. A seu tempo seja também guardado o sagrado silêncio, (SC 30) e ainda a ação litúrgica recebe uma forma mais elevada quando os ofícios divinos são celebrados com o canto e nela dialogam ministros, com o povo (SC 113).

Assumir a formação da música, como parte integrante da Litúrgia.

Perceber que a música litúrgica, possui características próprias: estar de acordo com o tempo litúrgico, com a celebração litúrgica, com o momento da celebração, além da inspiração bíblica, deve estar de acordo com o ensinamento da Igreja, tendo em vista a cultura de cada povo.

 

Coordenação e Colaboradores

 

 
Últimas Notícias

 

Agenda

 

Galerias de Fotos

 

Arquivos para Download




     
 © 2012 Paróquia Santo Antônio de Pádua.    Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por Portal Dois Vizinhos