CATEQUESE

1. Justificativa

A Igreja proclama que a Catequese é um ministério eclesial a serviço da palavra de Deus, que busca a iniciação a maturidade da fé das pessoas e das comunidades cristãs.

O conteúdo essencial, central e defenitivo da Catequese é a pessoa de Jesus Cristo. Esta proclamação exige uma resposta de fé. Esta resposta consiste na atitude interior de adesão pessoal a Deus Pai, mediante seu Filho, Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo. Assim sendo, é dever da Catequese mostrar não só a doutrina sobre Jesus, mas sua vida e mensagem como Boa Notícia para as pessoas de hoje.

Para que se cumpra tão relevante papel, é preciso catequistas bem preparados, com formação sólida que envolva não só o conhecimento, mas o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, conforme nos convida o documento de aparecida. Daí a ênfase do Regional de Catequese quanto à formação dos catequistas.

2. Objetivos

Promover a Catequese no Regional Sul II através de um Projeto de Catequese articulado que integre os diversos processos catequéticos propostos nas Dioceses, considerado destinatários em diferentes idades da vida.

Priorizar a formação dos catequistas, em todos os níveis, de modo a favorecer uma Catequese transformadora e formadora de homens e mulheres com experiências profundas de Cristo Jesus, capazes de construir comunidades maduras na fé.

3. Diretrizes

Atender às orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010), no tocante aos projetos de formação nas dioceses, assim como do Diretório Nacional de Catequese e Documento de Aparecida.

Articular entre as equipes de formação das Dioceses as experiências bem sucedidas já existentes, a fim de colaborar no seu crescimento.

Intensificar as reflexões da 3ª SBC (ano de 2009), na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal.

Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta.

Promover uma caminhada conjunta do regional e das Dioceses, na busca de soluções comuns.

Manter as Equipes Diocesanas atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.