LITURGIA

1. Justificativa

A Liturgia como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC 269), é o ápice e a fonte da vida eclesial (SC 279). É um encontro de Deus com o seu povo, reunido em Assembléia.
A liturgia é também força em nosso peregrinar, para que se leve a bom termo mediante o compromisso transformador da vida, a realização plena do Reino, seundo o Plano de Deus (Puebla, 918).
Celebrar é parte integrante da vida humana que é tecida da trabalhos e de festa. (Doc. 43 da CNBB, n° 37).
O projeto de comunhão de " Deus conosco"
que chamamos obra da salvação, foi prenunciado pelo própio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje a Liturgia celebra, isto é, o rememora e o torna presente na Igreja (Doc. 44 da CNBB).

2. Objetivos

Dar à Liturgia sua verdadeira dimensão de ponto culminante e manancial da atividade da Igreja (SC 10).
Recuperar na Liturgia a dimensão da "Festa", alegria.
Promover a formação dos agentes que corresponda aos anseios do povo que celebra.

3. Diretrizes

Apronfundar no Regional Sul II a consciência comunitária da Liturgia, valorizando as expressões culturais, símbolos e expressão corporal.
Animar e manter a equipe Regional formada pelo Bispo (representante episcopal), pelo assessor(a) e pelo coordenador(a) e pelo coordenador(a) da Pastoral Litúrgica de cada Província Eclesiástica.
Promover encontros de formação.